As sobremesas mais típicas da gastronomia espanhola

As sobremesas mais representativas da gastronomia espanhola. Graças à grande variedade de pratos e receitas que temos na gastronomia espanhola, podemos encontrar sobremesas típicas em cada uma das regiões do país., que representam os costumes culinários de determinadas localidades ou zonas.

Hoje vamos percorrer por algumas dessas regiões e descobrir as sobremesas mais representativas da gastronomia espanhola.

Veja também: O QUE COMER EM QUALQUER VIAGEM PARA MALLORCA

Galicia

Bolo de santiago

O Bolo de Santiago é sem dúvida um dos bolos mais famosos de Espanha e especificamente da famosa Rota Jacobina, assim como da gastronomia galega. Um doce que pode ser encontrado em muitas casas e pastelarias da Galícia, é feito com amêndoas em pó e misturado com partes iguais de ovo e açúcar ao qual se junta manteiga e depois é cozido até endurecer a superfície.

Embora os dados mais antigos sobre a produção e o consumo deste bolo sejam algo imprecisos, acredita-se que seja do ano de 1577 e durante a visita de Pedro de Portocarrero à Universidade de Santiago.

 

Catalunha

Crema Catalana

A crema catalana, como o próprio nome sugere, tem origem na Catalunha. É um doce, que serve de sobremesa, feito a partir de um creme de pastelaria cujo ingrediente principal é a gema de ovo,  e para dar um toque mais crocante, a superfície é recoberta com uma camada de açúcar caramelizado.

Essa sobremesa pode ser encontrada na maioria dos restaurantes da Catalunha, embora tenha se espalhado e hoje possa ser consumida em todo o território espanhol. 

Asturias 

Casadiellas

Casadiellas é um daqueles doces típicos que não podem faltar em muitas casas asturianas, e claro, em suas confeitarias. Um doce de formato semelhante a uma espécie de bolinho, mas neste caso doce e recheado com nozes, açúcar e erva-doce. As casadiellas costumam ser servidas como sobremesa e como o ingrediente principal são as nozes, há quem a associe a uma origem pré-romana e asturiana.

Madrid

Bartolillos

Os Bartolillos são doces típicos da pastelaria madrilena que costumam ser confeccionados na Páscoa. É uma espécie de bolinho de forma triangular e frito, feito com uma massa muito fina, e recheado com creme de pasteleiro. Existem várias teorias sobre a sua origem, diz-se que os romanos os trouxeram na invasão da Península, outros autores comentam que a receita veio da época de Al’Andalus. 

País Vasco

Goxua

Goxua (palavra que significa doce em basco) é uma sobremesa de Vitória, embora hoje esteja muito difundida em todo o País Basco. A criação dessa sobremesa remonta aos anos 70.  A forma de fazer essa sobremesa depende muito da região. Costuma ser preparado com natas, pão-de-ló, creme pasteleiro e caramelo líquido, e existem duas formas de servir: em taças individuais como se fossem creme ou coalhada, ou em forma de bolo para depois dividir em porções. 

Castilla y León

Yemas

As Yemas de Ávila (também conhecidas como Yemas de Santa Teresa) são uma das sobremesas mais identificadoras da província de Ávila. A sua fama ultrapassou a zona da província e agora está presente por toda a  Espanha.  São feitos apenas com gema de ovo e açúcar, e são arredondados manualmente, um a um, em bolas de aproximadamente 2cm de diâmetro.

Andalucía

Bolo de Córdoba

O bolo de Córdoba é um bolo tradicional da cozinha de Córdoba. Geralmente é um bolo feito de massa folhada que geralmente é recheado com cabelo de anjo, limão e às vezes presunto. Costuma ser preparado no dia 17 de novembro (patronos de Córdoba: San Acisclo e Santa Vitória) desde 1998. 

Ilhas Balears

Ensaimada

A ensaimada, é um doce referência na ilha de Mallorca e muito apreciada, tanto entre a população local como entre os turistas.  Suas primeiras referências vêm do século XVII, quando era preparada para a celebração de festas populares e familiares. 

Atualmente existem ensaimadas com uma grande variedade de recheios, como natas ou natas, mas a ensaimada de Mallorca é suave, ou seja, sem recheio. Esta especialidade possui a Indicação Geográfica Protegida. Seus ingredientes básicos são água, farinha, massa fermentada, ovos, fermento, açúcar e banha de porco.


Gostou do nosso post? Então curta nossa página do Facebook e também siga o UMAVOLTA  no instagram fique por dentro das nossas dicas!  

QUER UM ROTEIRO PERSONALIZADO PELA ESPANHA? Entre em contato com a gente.

PREVIOUS POST
Calaceite, um dos vilarejos mais bonitos da Espanha
NEXT POST
Jardins Artigas – uma obra desconhecida de Gaudí

0 Comment

LEAVE A REPLY

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umavolta.com.br 300 0