Oleoturismo na Espanha

Já pensou em fazer um “oleoturismo” e passar um dia rodeado de oliveiras, aprendendo como se produz o azeite ou conhecendo os diferentes tipos de azeitonas? 

Com 28 denominações de origem protegidas, 12 delas na Andaluzia, a  Espanha é o maior produtor mundial de azeite de oliva. 

Veja também: A INFLUÊNCIA ÁRABE NA GASTRONOMIA ESPANHOLA

O QUE É O OLEOTURISMO? 

 

Oleoturismo é um  turismo focado na produção de azeite que visa divulgar as principais características e processos de produção do azeite, um produto rico e saudável como poucos.

Embora a maior parte da olivicultura se concentre na Andaluzia, existem muitas outras áreas da Espanha onde também produzem azeite de excelente qualidade, como Extremadura, Castilla-La Mancha, Catalunha, Comunidade Valenciana, Aragão, etc. Nestas zonas, vivemos experiências únicas onde podemos conhecer a história do azeite, fazer tours guiados a estes territórios abundantes em oliveiras, e a diversos restaurantes onde o azeite é o ingrediente principal.


O OLEOTURISMO POR COMUNIDADES 

Andalucía

A Andaluzia é a comunidade onde mais azeite é produzido no mundo.  Andaluzia tem 14 DOs diferentes, são eles: DO Sierra de Cádiz, DO Antequera, DO Estepa, DO Lucena, DO Priego de Córdoba, DO Poniente de Granada, DO Baena, DO Jaén Sierra Sur, DO Montes de Granada, DO Sierra Mágina, DO Sierra de Cazorla , DO Sierra de Segura, DO Campiñas de Jaén, DO Montoro-Adamuz.

As opções para desfrutar do turismo de aceite na Andaluzia são muito variadas. Cobrem ambas as áreas com Denominação de Origem e outras que, apesar de não o serem, oferecem experiências de primeira qualidade aos seus visitantes. 

Catalunha 

As oliveiras fazem parte da paisagem catalã há milénios e permeiam a cultura destas terras. Existem cinco denominações de origem protegidas para o azeite em toda a Catalunha, cada uma com um azeite com aroma e corpo bem diferenciados. O clima, o tipo de solo ou as variedades de azeitona utilizadas dão origem a estas variedades. Temos várias espécies nativas, como o ‘argudell’ de L’Empordà ou a ‘morruda’ de Baix Ebre.

A sul desta comunidade encontramos a parte principal da Rota das Oliveiras Antigas, um percurso que permitirá visitar o maior número de oliveiras antigas do mundo.

Extremadura

Como turismo de aceite da Extremadura, estão incluídas atividades para conhecer o azeite virgem da Extremadura, os viajantes podem entrar na Extremadura conhecendo este produto visitando os mais de 130 lagares de azeite.

Na Extremadura existem duas denominações de origem protegidas: Gata-Hurdes e Monterrubio de la Serena, que também produzem azeites virgens de prestígio em áreas como Guareña, Navalvillar de Pela, Guareña, Cordobilla de Lácara.

Comunidade Valenciana 

Se você quiser experimentar o melhor óleo saudável do mundo, deve visitar Requena, a oeste da Comunidade Valenciana, onde é produzido um óleo verdadeiramente orgânico.

Algumas das atividades que pode fazer na zona são: visitas guiadas, provas técnicas, provas, refeições harmonizadas com os seus azeites e ainda alojamento e um saudável pequeno-almoço.  Outras variedades de oliveiras também estão presentes na região, como Picual, Arbequina e Villalonga, que formam o azeite de Vivarium também da mesma cooperativa.

Aragón 

Gastronomia, natureza e tradição da azeitona. Se há um alimento que ocupa um lugar de destaque em toda a gastronomia aragonesa é o azeite. Em Aragão existem várias áreas onde se pode realizar atividades relacionadas com o ouro líquido, desde roteiros turísticos a degustações. Um deles é o Bajo Aragón, terra que abriga a Denominação de Origem do Petróleo Bajo Aragón.

Na província de Zaragoza, você pode descobrir um mundo de sensações em torno do petróleo. Entre outras atividades, são organizadas degustações para que se familiarize com os diferentes azeites que existem no mercado.

Veja também: O QUE COMER EM QUALQUER VIAGEM PARA CATALUNHA

Gostou do nosso post? Então curta nossa página do Facebook e também siga o UMAVOLTA  no instagram fique por dentro das nossas dicas!  

QUER UM ROTEIRO PERSONALIZADO PELA ESPANHA? Entre em contato com a gente.

PREVIOUS POST
Aitona en Flor: os campos rosas de pessegueiros de Lleida
NEXT POST
Kuoco 360 Food, um restaurante para viajar o mundo sem sair de Madrid

0 Comment

LEAVE A REPLY

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umavolta.com.br 300 0