Formentera, o último paraíso do Mediterrâneo

Formentera é uma ilha fascinante, uma das menores ilhas das Ilhas Baleares, Espanha. É considerado “o último paraíso do Mediterrâneo”… e não faltam motivos. Formentera reúne nas suas dimensões reduzidas ambientes naturais de grande beleza que convidam a relaxar a alma e o olhar, assim como pequenas cidades, mercados e eventos culturais para saborear cada momento sem olhar para o relógio.

Veja também: O QUE COMER EM QUALQUER VIAGEM PARA MALLORCA

O QUE FAZER EM FORMENTERA

Um passeio por suas enseadas e praias de águas cristalinas

Formentera tem praias com águas cristalinas e um azul único graças aos prados de ervas marinhas de posidonia, um autêntico tesouro que foi reconhecido como Património Mundial da UNESCO em 1999.

Uma de suas praias mais famosas é a praia de Illetes que está localizada no ponto mais setentrional da ilha de Formentera e mais próxima da ilha de Espalmador.

Está localizado em um ambiente natural e faz parte da Área Natural de Ses Salines, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Além da praia Illetes, também temos a de Llevant, com suas dunas, Cala Saona, protegida por falésias baixas, o coquete Es Calò des Mort, o secreto Ses Platgetes ou Cavall d’en Borràs, abrigado por uma exuberante floresta de zimbro, entre outros.


Mercados cheios de tesouros

O mercado hippie realizado em Pilar de la Mola é uma parada obrigatória para os artesãos de Formentera e é uma das principais atrações turísticas desta cidade, localizada no extremo sul, na parte mais alta da ilha.

Todas as quartas e domingos, de maio a outubro, das 16h00 às 21h00, a “Fira de la Mola” recebe oficinas onde os criadores trabalham com diferentes materiais como madeira, prata, pedra, além de estandes onde você pode comprar artesanato muito diversificado e de alta qualidade. Apresentações musicais ao vivo também são frequentemente oferecidas.

A ilha está repleta de mercados cheios de tesouros irresistíveis. além da Fira de la Mola, também tem: Sant Ferran, Sant Francesc, La Savina, Es Pujols e o Centro Artesano Antoni Tur Gabriel.


Faro de la Mola

O farol de La Mola é considerado por muitos visitantes como um lugar mágico, e é descrito pelo famoso escritor Júlio Verne em algumas de suas obras.

Ele foi o primeiro construído em Formentera (1861). Coroa o extremo leste da ilha, um local perfeito para ver o sol nascer sobre o Mediterrâneo. É inesquecível sentar ao lado dele para ver o pôr do sol, prática que se tornou outra tradição nas Pitiusas.

O farol de La Mola, situado na parte mais alta da ilha, serve de guia obrigatório para inúmeros marinheiros que, no passado e no presente, navegam pelas suas águas desfrutando da majestosa vista que oferecem as falésias do planalto.

A história conta que Júlio Verne escreveu seu romance Héctor Servadac inspirado na Ilha de Formentera e seu Farol. O farol de Mola.


Rotas pela ilha  

Formentera tem 32 circuitos, de 1 a 10 quilômetros para bicicletas e mais de 100 trilhas sinalizadas para caminhadas. Destacam-se o itinerário entre Sant Francesc e o Faro de Barbaria,que passa por sítios pré-históricos e por uma das cinco torres defensivas construídas no século XVIII. E também têm a Rota das Aves, que percorre o perímetro da Estany Pudent, uma das zonas húmidas de maior valor biológico do Parque Natural de Ses Salines.


Mirador de Formentera 

Para chegar ao povoado de El Pilar de la Mola, no ponto mais alto da ilha de Formentera, temos que percorrer uma estrada com declive acentuado e curvas, mas muito bem pavimentada e com bosques ladeando ambos os lados da estrada. A paragem obrigatória nesta estrada é o miradouro de Formentera.

Deste miradouro fabuloso pode apreciar a beleza da ilha de Formentera, mas ao mesmo tempo o quão pequeno e frágil é o seu ecossistema.


Propostas culturais em Formentera 

A ilha é também um local de encontro e participação em diferentes propostas culturais. Alguns dos mais interessantes são Formentera 2.0 (5 a 8 de maio), sobre o mundo digital; Fotográfica Formentera (26 a 29 de maio), para os amantes da câmera; o Jazz Festival (junho) ou o Tango World (setembro), duas ocasiões para desfrutar de boa música; o Formentera Zen (outubro), para se reconectar consigo mesmo praticando ioga ou meditação ao ar livre.

COMO CHEGAR EM FORMANTERA

Em Formentera não há aeroporto, então a chegada a Formentera se faz através da ilha de Ibiza, à qual podemos aceder por via aérea ou marítima a partir de vários portos continentais: Valência, Denia e Barcelona. A companhia de navegação Balearia opera entre os portos de Denia e Formentera diretamente nos meses de alta temporada.

A primeira coisa que você deve fazer ao organizar sua viagem a Formentera é procurar um voo para Ibiza, que é sem dúvida a melhor opção.

Do aeroporto de Ibiza você tem que ir de ônibus até o porto de onde saem os barcos para Formentera. Existem várias companhias de navegação que fazem viagens todos os dias da semana com diferentes intensidades horárias (dependendo da época). A navegação entre o porto de Ibiza e La Savina dura cerca de 35 minutos.

Veja também: PEÑÍSCOLA – UMA DAS CIDADES MAIS BONITAS DA ESPANHA


Gostou do nosso post? Então curta nossa página do Facebook e também siga o UMAVOLTA  no instagram fique por dentro das nossas dicas!  

QUER UM ROTEIRO PERSONALIZADO PELA ESPANHA? Entre em contato com a gente.

PREVIOUS POST
O QUE FAZER EM BARCELONA NO MÊS DE MAIO?
NEXT POST
O que fazer na Espanha na primavera? 

0 Comment

LEAVE A REPLY

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umavolta.com.br 300
Warning: Undefined variable $baxel_opt_LogoPos in /home3/nando/public_html/umavolta.com.br/wp-content/themes/baxel/footer.php on line 72
0