Anento, um dos vilarejos mais bonitos da Espanha

No vale de Jiloca, a uma hora de Zaragoza, encontramos  Anento, um dos vilarejos mais bonitos da Espanha. Cercado de um lado por uma paisagem avermelhada e do outro por uma paisagem verde, pelo musgo que se cria entre as paredes da água da chuva.

Anento estava prestes a desaparecer no século 20, pois sua população atingiu 11 habitantes registrados e apenas uma pessoa morava na cidade. Atualmente vivem ali pouco mais de 100 pessoas e todo o vilarejo foi reabilitado e decorado pelos seus vizinhos com gosto requintado.

Anento é tão pequeno que um dia é mais que suficiente para percorrê-lo completamente e fazer algumas caminhadas ou visitar uma cidade vizinha. As suas ruas estreitas, edifícios históricos, caminhos e nascentes fazem dela um refúgio de paz muito procurado por quem quer fazer uma escapadela relaxante. Por isso, seja você de Aragão ou de outras províncias próximas, Anento espera por você para oferecer um dia de desconexão.

Veja também: CADAQUÉS, UM DOS VILAREJOS MAIS BONITOS DA COSTA BRAVA


O QUE FAZER EM ANENTO

A primeira coisa que você deve fazer é ir ao Posto de Turismo, onde eles lhe dirão tudo o que Anento tem para oferecer. A atividade mais popular é a caminhada até Aguallueve, que leva apenas cerca de 40 minutos. Caminhar pelo centro histórico e parar em cada esquina para tirar fotos levará parte do dia. 

Rota dos cantos encantadores

Anento está cheio de recantos encantadores que formam um belo percurso. Cada um deles está marcado no mapa que eles lhe entregarão no Posto de Turismo, embora você também possa descobri-los por conta própria enquanto caminha pelas ruas.

Cada um dos cantos que compõem este percurso está assinalado com uma placa informativa e setas. Além disso, eles são decorados com flores e plantas de cores vivas que farão você se apaixonar mais a cada passo. A rota não levará muito tempo e permitirá que você aprecie o amor e o cuidado que os habitantes de Anento.


Igreja de San Blas

A igreja de San Blas começa na cidade velha de Anento e está localizada no final da rota circular de Aguallueve.

É um templo românico construído no século XIII e emblema da vila, cuja arquitetura destaca a torre sineira e o pórtico gótico acrescentado no século XIV. 

A igreja abriga um magnífico retábulo gótico, obra do mestre Blasco de Grañén. É um dos maiores e mais importantes retábulos góticos de Aragão e permanece há quase 500 anos no mesmo local onde foi originalmente instalado.


Castelo de Anento

Outra das grandes atrações de Anento são as ruínas de seu castelo e torre. Uma maneira de chegar a esta antiga fortaleza é através da rota circular de Aguallueve, ou da cidade. No primeiro caso, o percurso é simples e apesar de ter várias subidas e escadas, não é nada complicado. Caso não queira ou não possa caminhar, também é possível chegar ao castelo de carro e estacionar numa esplanada a cerca de 100 metros da entrada.

O Castelo de Anento remonta ao século XIV, sendo a primeira data registrada o ano de 1357, quando a cidade de Anento foi incendiada pelos castelhanos e o castelo serviu de refúgio para seus habitantes. Hoje, apenas a parte frontal do muro, com cerca de 30 metros de comprimento, permanece de pé. No entanto, existem também 2 das 3 torres que se acredita terem estado no recinto e o fosso de pedra que o rodeava. Parte do fosso é a ponte levadiça que se conserva até hoje e permite o acesso ao que outrora foi o interior do castelo.


Aguallueve

Aguallueve, a principal rota de caminhada para fazer em Anento, essa rota é ​​uma formação calcária onde várias nascentes de água criaram um relevo cárstico espetacular.

Ao longo do tempo, a umidade envolvente criou um pequeno microclima rico, que contrasta com a paisagem seca que encontramos na parte mais alta da vila.

A água constantemente pingando formou paredes de musgo e pedra e pequenas grutas escondidas.


YOUTUBE: UMA VOLTA POR ANENTO 

Gostou do nosso post? Então curta nossa página do Facebook e também siga o UMAVOLTA  no instagram fique por dentro das nossas dicas!  

QUER UM ROTEIRO PERSONALIZADO PELA ESPANHA? Entre em contato com a gente.

PREVIOUS POST
Espai Quera: a livraria mais antiga de Barcelona que esconde um restaurante
NEXT POST
Eus, um dos vilarejos mais bonitos da França

0 Comment

LEAVE A REPLY

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umavolta.com.br 300
Warning: Undefined variable $baxel_opt_LogoPos in /home3/nando/public_html/umavolta.com.br/wp-content/themes/baxel/footer.php on line 72
0