Cadaqués, um dos vilarejos mais bonitos da Costa Brava

Cadaqués, um dos vilarejos mais bonitos da Costa Brava é um ponto turístico super procurado pelos viajantes, principalmente no verão europeu.

Mesmo sendo um destino turístico, Cadaques não perdeu o seu encanto nem aquele espírito boémio que a tornou famosa no século XX, quando artistas e escritores como; Dalí, Picasso, Chagall, Miró, Duchamp, Magritte, Capote, Pla, García Lorca, Rusiñol ou Buñuel Eles “peregrinaron” até ele.

No que diz respeito à história de Cadaqués, as primeiras referências do vilarejo remontam ao século IX, embora no século XI já se fale de vila com pescadores, rodeada de enseadas e vinhas. Cadaqués está situada numa baía que se torna um porto natural, frequentemente atacada por corsários genoveses e piratas argelinos e turcos.

Por isso foi construída uma muralha, que não impediu Cadaqués de ser atacado e destruído em 1543 pelo pirata Barbarroja, que também arrasou a sua igreja. Por outro lado, na época medieval existia uma comunidade judaica em Cadaqués, pelo que agora podemos caminhar pelo antigo bairro judeu cuja principal referência era uma sinagoga que desapareceu no século XV, e da qual ainda existem alguns vestígios.

Veja também: O QUE FAZER EM BESALÚ


O que ver e fazer em Cadaqués

Centro Histórico

O branco das típicas casas de Cadaqués contrasta com o azul e o verde das suas venezianas e o roxo das buganvílias. São estas as cores que o acompanharão na subida das ruazinhas do centro histórico de Cadaqués, desde a passagem por baixo do Portal, o arco que marca a entrada do que foi a vila medieval murada. Perca-se no Call, o antigo bairro judeu, e claro que você tem que chegar à Igreja de Santa María, de onde terá uma das melhores vistas da Baía de Cadaqués.

Curiosidade: observe o calçamento da cidade velha: é conhecido como “el rastrell” e tem a particularidade de ser feito com pedras moldadas pelas ondas e recolhidas na beira do mar.


Igreja Santa María

A igreja paroquial de Santa Maria, de meados do século XVI e de estilo gótico tardio, foi construída para substituir a igreja que Barbarroja destruiu, e esta obra foi financiada pelos pescadores da vila.

No seu interior, sem dúvida, destaca-se o seu enorme retábulo barroco de 23 metros de altura dedicado à Virgem da Esperança, do ano de 1729, único no mundo pela sua profundidade.


Casa Museo de Salvador Dalí

O Museu Casa Salvador Dalí, que fica às margens da baía de Portlligat, a cerca de 15 minutos a pé de Cadaqués. O artista surrealista que nasceu na cidade vizinha de Figueres, ficou tão encantado com este pequeno vilarejo que não hesitou em passar alguns anos de sua vida aqui, ao lado de Gala, sua musa e amor.

Este museu é uma das paradas no passeio de Dalí por Cadaqués, recomendado para os amantes da arte ou curiosos que desejam aprender mais sobre a figura deste grande homem.


Praias de Cadaqués

Em Cadaqués e arredores existem nada menos que 26 praias e 11 enseadas. Você vai desde as praias urbanas de Cadaqués até as enseadas do Parque Natural Cap de Creus, como a enseada La Jugadora e a enseada Culip.

Podemos mergulhar nas águas da Praia Grande, na pequena enseada de Praia Port d’Alguer ou caminhar cerca de 1 km, até Sa Conca, uma praia de águas cristalinas que parece nos o mais bonito da área.


Parque Natural del Cap de Creus 

Antes de mais nada é importante saber o que é uma “Cala”. As “Calas” são enseadas, pequenas baías onde o mar penetra; Elas tendem a ser mais remotas, discretas e, acima de tudo, consideravelmente menos acessíveis do que as praias. De certa forma, são algo como “achados naturais”.

Para chegar até essas “Calas”, você tem que querer e, claro, tentar. É necessário ter um certo espírito aventureiro que o leve a explorar, caminhar e se surpreender.

Cala Culip 

Cala Culip está localizada no coração de Cap de Creus, a 8 km do centro urbano de Cadaqués. Para chegar até ela, deixamos o carro em um estacionamento que encontramos pela estrada e andamos cerca 40min até chegar na Cala Culip. Uma coisa importante é que nesses lugares não existem restaurantes ou algo do tipo próximo, então é aconselhável levar água e algum lanchinho.

A Cala Culip é uma das “calas” mais tranquilas da Costa Brava, neste lugar já foram encontrados naufrágios de navios gregos e romanos. Outra coisa interessante é que Salvador Dalí também se inspirou nessa paisagem para criar algumas de suas obras.

Onde comer em Cadaqués

Baseada na gastronomia mediterrânea, uma das mais saborosas e completas do mundo, em Cadaqués você pode degustar pratos, como: os ouriços-do-mar, que podem ser consumidos cozidos ou mesmo crus, os pratos de arroz, que são um dos pratos mais tradicionais, com destaque para o arroz preto ou suquet, que é um prato típico de pescador e é uma espécie de caldeirada de peixe e marisco. A gastronomia em Cadaqués irá surpreendê-lo tanto ou mais que a cidade. 

  • Es Balconet

Situado numa das ruas mais charmosas do vilarejo, este pequeno restaurante é perfeito para saborear qualquer um dos seus pratos de arroz, principalmente na alta temporada, recomendamos que você reserve e peça uma das mesas nas varandas, que são um prazer para os sentidos.

Endereço: c / Sant Antoni 2

Horário de funcionamento: todos os dias das 12h às 21h

https://www.instagram.com/restaurantesbalconet

  • Celeste

Restaurante especializado na gastronomia italiana. Com um produto de primeira qualidade e um serviço imbatível, almoçar ou jantar aqui um bom prato de massa é uma alegria para os sentidos.

Endereço: Carrer Nou, 1

Horário de funcionamento: todos os dias das 13h às 14h30 e das 19h às 21h30

  • Casa Anita

Casa Anita é um dos restaurantes onde se come em Cadaqués com mais tradição e segundo se diz o mais antigo do vilarejo, pelo que ainda que só por isso, merece uma visita.

Embora o local seja pequeno, isso é mais do que compensado pela qualidade do produto que confecciona, procurando sempre torná-lo local e surpreendê-lo assim que chegar à mesa.

Endereço: Carrer Miquel Rosset 16

Horário de funcionamento: todos os dias das 13h00 às 22h00

https://www.instagram.com/casaanitacdq

  • Talla

Considerado por muitos como o melhor restaurante para comer em Cadaqués, este local é um sucesso garantido, quer o escolha para almoçar ou jantar.

Com a principal característica de ter na sua carta tapas da cozinha de mercado, confeccionadas com produtos de primeira qualidade e sabores únicos, o conceito do Talla é vanguardista sem esquecer a tradição, o que sem dúvida o torna um restaurante único em Cadaqués.

Se somarmos a isso o que acreditamos ser uma das melhores vistas da Baía de Cadaqués, garantimos que este local ficará para sempre na sua memória.

Endereço: Riba Pitxot 18

Horário de funcionamento: todos os dias das 13h às 16h e das 20h às 23h

https://www.instagram.com/tallacadaques/


Veja também: PEÑÍSCOLA – UMA DAS CIDADES MAIS BONITAS DA ESPANHA

PREVIOUS POST
O que comer em qualquer viagem para Praga
NEXT POST
Festival da Vindima- Piquenique na vinícola Batllori

0 Comment

LEAVE A REPLY

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umavolta.com.br 300 0