Ansó, um dos vilarejos mais bonitos da Espanha

Ansó é vilarejo medieval de apenas 400 habitantes, situado entre as montanhas, dos Pirenéus de Huesca (Aragão).

Esta pequena vila de origem medieval é uma autêntica referência na província de Huesca, um encantador núcleo pirenaico de arquitectura tradicional que conseguiu chegar aos tempos modernos preservando a sua essência, quer na sua arquitetura, em que são utilizados materiais tradicionais, como na sua tradições, entre as quais algumas de notável interesse turístico. 

Você sabia que em Ansó, é um dos poucos lugares onde, felizmente, o Ansotano ainda é falado. Uma variação e mistura de aragonês e euskera transmitida de pai para filho. Possivelmente porque está localizado em La Jacetania, que faz fronteira com Navarra.

Sabia também que é um dos poucos lugares em todos os Pirenéus onde vivem os ursos.

Veja também: VALDERROBRES, UM DOS VILAREJOS MAIS ENCANTADORES DA ESPANHA

O QUE FAZER EM ANSÓ 

A primeira coisa a fazer ao visitar Ansó é se deixar levar por seus becos de pedra e deixar a própria arquitetura te envolver. Um complemento perfeito para a pedra em harmonia com o azulejo, a madeira ou o ferro forjado, que formam um belo conjunto urbano cujas origens remontam ao século XIII. É um exemplo da essência dos Pirenéus. 

Igreja Paroquial de San Pedro

Edifício gótico do século XVI, edificado sobre as ruínas de um anterior, podemos também apreciar na sua construção o uso defensivo da época, típico de Ansó Huesca.

Museu Etnológico

No interior da igreja de São Pedro, encontra-se o Museu Etnológico e de Arte Sacra. É uma coleção completa de objetos antigos que foram utilizados na área, desde fantasias a teares, cerâmicas, móveis e outros objetos tradicionais, que são complementados por importantes peças antigas de caráter religioso.

ARREDORES DE ANSÓ 

O vale do Ansó oferece múltiplas possibilidades para os amantes das caminhadas, com percursos adaptados a todos os níveis. Um dos percursos mais emblemáticos é o que conduz ao vale de Aguas Tuertas, cuja beleza indubitável ficará gravada na sua retina para sempre.

Você também pode caminhar até os diferentes lagos que pontuam os picos que circundam os vales, como o lago Acherito ou o lago Estanés, rotas de nível intermediário que ascendem até 2.000 metros de altitude.

Se preferir ficar numa zona mais baixa, faça o percurso até ao vale de Zuriza, cuja estrada de acesso parte do próprio Ansó. Este percurso é altamente recomendado no outono, quando as cores atingem a sua máxima expressão.

ONDE COMER EM ANSÓ

A pequena dimensão de Ansó não impede que o vilarejo tenha vários restaurantes onde se pode saborear a gastronomia dos Pirenéus. A gastronomia dos Pirenéus Aragoneses tem um elemento único, as cabanas aragonesas, casas de campo hoje convertidas em restaurantes. Dada a sua natureza pastoril, muitas cabanas encontram-se em locais inacessíveis, por isso permanecem isoladas durante parte do inverno devido à nevasca.

As melhores cabanas aragonesas em Ansó:

Borda Arracona (Ansó)

Borda Chiquín (Ansó)

Existem também alguns bares e restaurantes, como o Berari, o Kimboa ou o Maiberal. Em todos eles podemos saborear pratos típicos aragoneses e serranos, desde assados ​​de carnes a sopas muito completas.

Veja também: ALQUÉZAR


Gostou do nosso post? Então curta nossa página do Facebook e também siga o UMAVOLTA  no instagram fique por dentro das nossas dicas!  

QUER UM ROTEIRO PERSONALIZADO PELA ESPANHA? Entre em contato com a gente.

PREVIOUS POST
Hospital de Santa Creu i Sant Pau em Barcelona
NEXT POST
48h em Madrid

0 Comment

LEAVE A REPLY

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umavolta.com.br 300 0