O que Fazer no Vale do Loire – França

Quem nunca sonhou em visitar castelos de contos de fadas?

Pois bem, a França é o lugar certo para isso!. Mais precisamente na região do Vale do Loire onde estão reunidos vários “chateaux”.

Nós fomos para o Vale do Loire em abril, foram mais de 10 horas de carro, porém essa roadtrip valeu cada KM!. (rsrsrs)

Se caso você não saiba sobre o que estou falando, relaxa, vou te explicar. (rsrsrs)

O Vale do Loire na França é uma região onde estão concentrados os mais de 300 castelos e porque isso, simples, entre os séculos X e XVI, na época em que a região Loire era o centro do poder do Reino de França, residiam ali a família real e toda a corte. Porém depois  da construção do Palácio de Versailles, nos arredores de Paris, a família real e toda a corte mudou para lá. Sendo assim, os castelos do Loire foram gradualmente vendidos, abandonados e muitos acabaram destruídos na Revolução Francesa ou durante a Segunda Guerra. 

Os que sobreviveram guardam muita história para contar e exibem uma beleza inigualável. Alguns tornaram residências privadas que abrem suas portas para visitação e há ainda os que viraram hotéis ou restaurantes.

A região é  Patrimônio Mundial da Unesco desde 2000 por sua ‘excepcional paisagem cultural de grande beleza, composta de cidades e vilas históricas, e grandes monumentos arquitetônicos’. 

E por esse motivo fomos para o Vale do Loire para descobrir toda essa “excepcional paisagem e seus castelos”. 

Como planejei meu roteiro pelo Vale do Loire ?

A primeira coisa que eu fiz foi escolher o mês e a estação do ano em que eu iria viajar, eu escolhi a primavera, porque é uma estação do ano agradável e obviamente o Vale do Loire estaria lindo nesta época. 

Se você optar em viajar no outono/inverno você tem que se preparar para o frio, porque lá é frio amigos e no verão é alta temporada na europa e eu não recomendo já que tudo estará lotado e mais caro. 

Escolhendo uma cidade base:

Bom, depois escolhi uma cidade base para fazer o meu roteiro. Escolhemos a cidade de Blois e a partir dela visitamos os castelos ao redor. 

É muito importante você escolher de uma cidade base, os castelo ficam espalhados pela região, ou seja, nem todos estao proximos, por isso é importante você planejar e escolher a cidade para se hospedar de acordo com os castelos que você for visitar, as cidades ideias para serem base, são: Blois, Amboise e Tours. 

Um detalhe, é possível conhecer pelo menos dois dos castelos fazendo bate-voltas de trem desde Paris. Mas, nossa sugestão é que você passe pelo menos um dia e uma noite no Loire, usando alguma cidade como base para os passeios pelos chateaux.

Eu fiquei na cidade de Blois e a partir dessa cidade em escolhi três castelos para visitar, que foram os: Château de Chambord, Château de Chenonceau e o Château Royal de Blois.

E quais foram os critério para escolher os castelos, bom, primeiro a minha localização: perto de Blois eu poderia visitar esses três castelos e não gastar tempo no deslocamento, segundo o orçamento: cada castelo saiu por volta de 15E por pessoa, terceiro ponto o tempo:  eu tinha apenas 5 dias de viagem, sendo que, 2 dias eu perdi na estrada. 

Esses pontos são cruciais para você poder definir seu roteiro pelo Vale do Loire, que são: tempo, dinheiro, distância e localização.

Transportes pelo Vale do Loire:

A melhor forma de conhecer o Vale do loire é de carro, já que o transporte público pelo Vale do Loire não é muito farto nessa parte do país, ou seja, tem lugares que não  tem como ir nem de ônibus e nem trem.

Como eu vivo na Espanha, eu fui até o Vale do Loire de carro e garanto que foi a melhor escolha, já que eu tinha uma liberdade de horário e escolha de caminhos.

Você pode alugar um carro em Paris e de lá ir para o Vale do Loire, exemplo, de Paris até Blois são só 2h e pouco de carro. Perto né!.

Onde se hospedar?

Bom eu me hospedei pelo Airbnb, porque achei mais barato que os hotéis disponíveis em Blois. Ah! uma coisa também, eu me hospedei um pouco afastada da cidade de Blois e por isso o valor foi mais em conta!.

Então, ao escolher uma cidade base procure as melhores opções e valores, e pelo que eu vi o Airbnb tem uma melhor variedade de valores. 

Sobre os castelos do Vale do Loire: 

Château de Chambord

Esse castelo é conhecido como o palácio da natureza, ele demorou quase 30 anos para ser construído. São mais de 440 quartos espalhados em uma construção gigantesca, é o símbolo do Renascimento francês. Apesar do seu tamanho, o castelo não tem uma decoração espalhafatosa, pelo contrário: a maioria dos cômodos estão bem vazios já que o castelo servia apenas como lugar de moradia durante as temporadas de caça dos reis, desde François I. De longe este é o castelo mais imponente do Vale do Loire.

Château de Chambord (De 30 de março a 27 de outubro de 2019: das 09:00 h às 18:00 h).

Preço: 14,50 euros

Site: https://chateaudechambord.tickeasy.com/fr-FR/produits 

Château de Chenonceau

Esse é o castelo mais lindo do Vale do Loire, ele também é conhecido como o Castelo das  Damas, ele fica em cima das águas do Rio Cher. Além da arquitetura maravilhosa que parece ter saído de um filme, os cômodos são milimetricamente decorados. E os seus dois  jardins na lateral também são um ponto forte da visita com seus arbustos bem redondinhos e contas de lavanda.

Preço: 14,50 euros 

Site: https://www.chenonceau.com/

Château Royal de Blois

Além de residência de vários reis franceses como Luis XII, Francisco I e Henrique IV, o palácio também foi o local onde o Arcebispo de Reims abençoou Joanna d’Arc, em 1429, antes dela partir para combater os ingleses em Orleans. Erguido no centro da cidade de Blois, sua decoração é extremamente colorida e detalhada, com influências clássicas, renascentistas e góticas.

Preço: 12 euros

Site: https://www.chateaudeblois.fr/

Para facilitar a localização dos castelos pelo Vale do Loire segue o link do My Maps, onde eu coloquei quase todos.

Veja tambem: https://www.youtube.com/watch?v=FuAYxcfA7qY

Gostou do nosso post? Então curta nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas dicas! 

PREVIOUS POST
O que fazer em Budapeste ?
NEXT POST
O que fazer em Logroño

0 Comment

LEAVE A REPLY

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umavolta.com.br 300 0