A Catalunha tem uma tradição gastronómica reconhecida e, ao mesmo tempo tempo, um potencial de inovação absolutamente revolucionário. A culinária catalã está ficando mais rica ao longo de sua história graças a diversas culturas e civilizações que deixaram sua marca na gastronomia catalã.
Mergulhar no turismo gastronômico de Catalunya é saborear a essência de uma cozinha que reflete tradição em seus pratos centenários, visitar os diferentes territórios que compõem a Catalunha e descobrir múltiplas propostas culinárias que vão desde calçots passando pelos caracóis, até os peixes e vinhos.
1 / 7
____
Calçots
Calçot é uma cebola branca (Allium Cepa L.) que é cultivada de uma forma muito especial para que seja alongada, e que acaba por ser um dos pratos típicos por excelência da gastronomia catalã. É típico de algumas áreas de Tarragona, embora atualmente seja cultivado em praticamente toda a Catalunha.
Os calçots são consumidos de novembro a meados de abril, normalmente os calçots são assados em uma churrasqueira e, quando bem assados, são embrulhados em jornal até a hora do consumo, os calçots acompanham o molho que é popularmente chamado de molho romesco.
2 / 7
____
Caracóis
Este prato é típico da cidade de Lleida, mas também é facilmente encontrado em outras regiões da Catalunha.
O nome do prato, “Caracoles a la llauna”, é dado pela forma como são preparados e pela forma como são servidos. É uma receita simples, mas tem muitas variações de acordo com cada região: só com sal e pimenta, com muitas ervas aromáticas (tomilho, alecrim, orégano, salgado, etc.), com alho e salsa, refogados ou com bacon, e quase sempre, acompanhados de aioli.
3 / 7
____
Botifarra amb mongetes
Este é um prato clássico e tradicional da cozinha catalã, muito simples de cozinhar mas ao mesmo tempo característico em todos os sentidos.
Não há nada mais catalão do que a linguiça com molho seco e aioli acompanhado de feijão branco. Um prato muito simples, com apenas dois elementos básicos que, juntos, criam uma combinação eficaz e contundente.
4 / 7
____
Escalivada
A escalivada é uma receita tradicional catalã, embora também seja típica da Comunidade Valenciana, Aragão ou Murcia. Consiste em assar berinjelas, tomates, pimentões e cebolas e fazer uma espécie de salada.
Seu nome vem do verbo escalivar, que significa “assar nas brasas” e do substantivo catalão calil (brasas). Este prato típico tem sua origem em comunidades rurais.
5 / 7
____
Pa amb tomàquet
Quando se fala da gastronomia catalã, é impossível não falar do pa amb tomàquet, também denominado pão com tomate ou pan tumaca. É uma iguaria típica catalã que todos os visitantes estão loucos para experimentar.
Para fazer é muito simples, basta uma boa fatia de pão, e esfregar um tomate sobre o pão até espalhar bem e em seguida, adicione um fio de azeite e um pouco de sal a gosto. Esse prato é a prova viva de que as coisas simples da vida são a chave da felicidade.
6 / 7
____
Coca
A coca lembra fisicamente a pizza italiana, a receita da coca catalã pode variar, pois existem diferentes tipos: doce ou salgada.
Uma das mais conhecidas é a coca de San Juan, uma coca doce que, como o próprio nome sugere, é mais consumida durante o solstício de verão. Por outro lado, os salgados também são muito apreciados. É uma massa que tem legumes assados (cebola, tomate, beringelas assadas e pimentos), com sardinha, arenque ou linguiça.
A coca, especialmente em sua variante salgada, encontra variantes em muitas partes do Mediterrâneo.
7 / 7
____
Crema catalana
É uma preparação doce típica da Catalunha, que se espalhou por toda a Espanha, onde também é conhecida pelo nome de creme queimado.
A crema catalana é um creme pasteleiro à base de gema de ovo coberto com uma camada crocante de açúcar caramelizado. Esta iguaria é consumida durante todo o ano, mas é especialmente típica no dia de São José.
Gostou do nosso post? Então curta nossa página do Facebook e também siga o UMAVOLTA no instagram fique por dentro das nossas dicas!