O que fazer em Burgos em um final de semana
Burgos, localizada na comunidade de Castilla y León, é uma cidade com um grande patrimônio cultural e histórico e uma rica gastronomia.
Antiga capital do reino unificado de Castilla y León durante cinco séculos, a cidade possui uma das obras do apogeu do gótico espanhol: sua Catedral, declarada Patrimônio da Humanidade, além disso, também é passagem do Caminho de Santiago de Compostela.
Burgos foi fundada como burgo militar, pouco a pouco foi se transformando durante a Idade Média em um centro urbano mercantil com um grande poderio econômico. O fato de ser capital do reino unificado de Castilla y León (entre os séculos X e XV), sua situação privilegiada no Caminho de Santiago e seu monopólio sobre o comércio da lã merina contribuíram para este desenvolvimento. Todo este esplendor deixou uma profunda marca na atual Burgos.
O QUE FAZER EM BURGOS
Catedral de Burgos
A Catedral de Burgos é um dos mais belos monumentos da arte gótica e ganhou o título de Patrimônio Mundial (1984). Esse ano a Catedral de Burgos completa seus 800 anos.
A construção da Santa Iglesia Catedral Basílica Metropolitana de Santa María de Burgos começou em 1221, seguindo os padrões do gótico francês. Teve modificações muito importantes nos séculos XV e XVI, como as que atingiram os pináculos da fachada principal, a Capela do Condestável e a cúpula do transepto, elementos de avançado estilo gótico que conferem ao templo um perfil único e inconfundível .
Não perca seus pontos fortes e admire a Escadaria Dourada, a Capela do Condestável, a cúpula do transepto, o Santíssimo Cristo de Burgos, o túmulo do Cid Campeador e de sua esposa Jimena, e muitos outros atrativos em cada esquina do o templo. Claro, não se esqueça que na hora exata você deve procurar o Flycatcher, uma figura localizada no topo da parede da catedral que marca as horas abrindo e fechando a boca enquanto toca a campainha.
Paseo del Espolón
Paseo del Espolón é um agradável parque urbano arborizado, que liga a “Puente de San Pablo” e a “Puente de Santa María”. É outra das imagens mais fotografadas da cidade. repleto de árvores entrelaçadas mas, além disso, vários bares e restaurantes.
Arco de Santa María
O arco de Santa Maria foi o portão mais importante das muralhas de Burgos. Foi construído no final do século XIII sobre uma antiga torre que protegia a ponte Santa María. Até o final do século 18 foi a sede do Conselho de Burgos. A fachada principal, em forma de retábulo, foi erguida em 1536 por Francisco de Colonia e Juan de Vallejo.
É uma reminiscência de um autêntico arco triunfal com toques de um castelo medieval, em cuja fachada se avistam as estátuas de gente ilustre, como D. Carlos V ao centro, El Cid à direita ou Diego Rodríguez Porcelos, que fundou a cidade no 884.
Plaza Mayor de Burgos
A praça do mercado menor, comumente conhecida como Plaza Mayor. É uma construção em forma de polígono irregular, situada em pleno centro histórico da cidade de Burgos.
Ao longo de sua história, também foi conhecida como Plaza Real, Plaza de la Constitución ou Plaza de la República. Suas origens remontam à Idade Média, na época era usada para celebrar as feiras semanais.
A primeira sensação que nos invade ao entrar na Plaza Mayor é de liberdade, estar num espaço muito amplo e aberto. Passear sob as arcadas das casas coloridas, observar as torres da catedral é um local perfeito para descansar depois de passear pela zona antiga de Burgos .
Mirador do Castelo de Burgos
É uma das vistas mais bonitas da cidade. É preciso subir ao topo do “Cerro San Miguel” por uma de suas entradas e chegar ao mirante. Além disso, se quiser visitar os vestígios da fortaleza destruída pelos franceses no início do século XIX, pode aceder ao recinto, paredes e galerias subterrâneas. O Parque do Castelo é um grande espaço natural no meio da cidade com belos passeios, bosques e as melhores vistas panorâmicas.
Outros pontos: Museo de la Evolución Humana, Monasterio de San Pedro de Cardeña (a 10 kms), Iglesia San Nicolás de Bari, plaza de la Libertad e Parque Isla.
O QUE FAZER EM BURGOS: GASTRONOMIA
Outro dos prazeres de estar em Burgos é desfrutar da sua gastronomia, aqui o principal é o chouriço. Mas também o Cordeiro e a Panela Podre. Alguns dos bares e restaurantes mais famosos da capital de Burgos:
Rua San Lorenzo – Excelente ambiente e uma infinidade de locais que fazem desta rua uma das mais procuradas para comer tapas. na Casa Pancho, La Amarilla, La Competencia, são algumas das muitas opções-
El fogueira de Jesusón (Calle la Chopera s / n): restaurante diferente, ao meio-dia tem um menu espetacular por 15 €. O tratamento é muito amigável e eles explicam todos os pratos para você.
Mesón Froilán (Calle Sombrerería 25): um pequeno lugar onde você pode saborear as melhores patatas bravas ou aioli da cidade.
PRATOS TIPICOS DE BURGOS
Morcilla de Burgos – Dos vários embutidos que se fazem na província de Burgos, um dos mais notáveis é o chouriço de sangue, um dos produtos mais típicos da gastronomia de Burgos. É feito com sangue de porco e arroz, ingredientes aos quais são adicionados banha, cebola, páprica, pimenta, sal e algumas especiarias, como o orégano.
Sopa Castellana – É um prato perfeito para comer no inverno e é ideal para combater as baixas temperaturas que costumam prevalecer nestas terras durante o inverno. A sopa é feita com cordeiro cortado em pequenos pedaços, que se assam com banha e depois se juntam a um refogado de cebola bem picada.
Queso de Burgos – É um dos queijos mais apreciados da Espanha. É feito com leite de ovelha e uma de suas peculiaridades é que, poucas horas depois de feito, está pronto para ser consumido. É caracterizada por ser de textura macia e aquosa, de cor branca. Geralmente é consumido com mel ou nozes e até mesmo com marmelo.
OLLA PODRIDA – conhecida na Idade Média como a panela poderosa ou potente panela – é um dos pratos típicos mais representativos da província de Burgos e uma das grandes especialidades da gastronomia espanhola. Um prato consumido principalmente no inverno por seu alto teor calórico.
DOCES TÍPICOS DE BURGOS
Quanto às sobremesas, também encontramos uma grande variedade na província de Burgos.
Uma das mais populares é conhecida como sobremesa do avô, composta por requeijão acompanhado de mel, marmelo ou nozes. Também é muito popular o leite frito, um doce resultante do cozimento do leite com farinha e açúcar, formando uma massa que depois é cortada em porções e frita, polvilhada com açúcar e canela antes de servir.

postre del abuelo

leche frita
Não podemos deixar de referir as gemas de Burgos, as amêndoas caramelizadas ou as perrunillas, estas últimas consistindo num doce feito com ovos, banha de porco, farinha de trigo, amêndoa, canela, conhaque, limão, açúcar e azeite.

yemas de Burgos
Outra sobremesa muito popular, apesar de sua origem muito mais recente, é conhecida como chevalier, consistindo em um bolo de fermento recheado com creme ou creme e coberto com amêndoas e açúcar de confeiteiro.
COMO CHEGAR EM BURGOS
Existem várias opções disponíveis para chegar a Burgos de outras cidades da Espanha, de trem, ônibus ou transporte privado. Dependendo do local de origem e do tempo disponível, os meios de transporte mais recomendados variam.
ONDE DORMIR EM BURGOS
Gostou do nosso post? Então curta nossa página do Facebook e também siga o UMAVOLTA no instagram fique por dentro das nossas dicas!
0 Comment