A apenas 25 quilômetros a noroeste de Albi está Cordes sur Ciel, um dos vilarejos mais bonitos da França, sendo uma visita totalmente essencial se você gosta de cidades muradas medievais como eu.
Em comparação com outras bonitas cidades da região Cordes Sur Ciel , é a que mais se assemelham a aldeias devido ao seu tamanho, como seria o caso de Conques ou La Couvertoirade, tem um certo tamanho, pois atualmente tem cerca de 1.000 habitantes.
Cordes sur Ciel foi fundada em 1222 por Ramón II, conde de Toulouse, com o objetivo de se tornar um ponto de defesa contra o avanço das tropas enviadas para lutar contra os cátaros. Este vilarejo está localizado no topo de uma colina e está cercado por duas fortificações, a maioria das quais foram preservadas.
Por esta razão, Cordes é uma das primeiras e mais importantes vilas fortificadas de França, pois foi construída a pensar na sua natureza defensiva, protegendo-a inicialmente com duas muralhas com portas de acesso à cidade.
A cidade, que já foi protegida por até quatro paredes, tornou-se um polo comercial devido à sua localização estratégica nas principais rotas comerciais do sul da França.
Durante os séculos XIII e XIV, a força econômica da cidade fez dela um foco de atenção de comerciantes, artesãos e nobres. Tornando-se um importante ponto de comércio de couro, seda e todos os tipos de tecidos, há registros de artesãos de couro desde o ano de 1225.
Veja também: O QUE FAZER EM CARCASSONNE, NO SUL DA FRANÇA?
O QUE FAZER EM CORDES SUR CIEL
Perca-se no vilarejo medieval
Prepare suas pernas e seu fôlego, você vai precisar de ambos para percorrer Cordes-sur-Ciel. E é que as mansões medievais da escolhida como a aldeia mais bonita da França dão para algumas ruelas intrincadas que são íngremes ao mesmo tempo.
Uma das principais atrações de Cordes Sur Ciel, é simplesmente passear por suas ruas de paralelepípedos e aproveitar cada esquina.
Cartazes, lojas, casas, tambores cheios de folhas, etc. Praticamente todo beco que visitamos tem algo especial que nos faz parar, olhar para frente e para trás e tirar o celular do bolso para tentar garantir que essa visão que estamos tendo seja não é efêmero e podemos apreciá-la mais tarde entre as milhares de fotos que certamente teremos desta curta mas intensa viagem.
Praça do mercado e seu poço
A razão de ser de Cordes-sur-Ciel era sua praça central ou a praça do mercado. Mas, ao contrário da maioria das praças medievais, a de Cordes-sur-Ciel foi coberta. Protegido por um grande telhado que foi levantado sobre enormes colunas de madeira. Que se levantou e que ainda se levanta hoje.
Sob esse teto há um poço com cerca de 113 metros de profundidade, nada menos. Está esculpido na rocha e também foi usado como um “instrumento de dissuasão”, ou assim diz a tradição. Ao lado está a cruz que, no século XIV, o Papa mandou erigir em memória dos três inquisidores lançados no poço em 1234 pelos cátaros.
Porte de l’Horloge
Data do século XVI, e seu nome significa Porta do Relógio, é evidente porque tem esse nome, que adquiriu quando o relógio foi adicionado, o que originalmente não tinha.
Construída em pedra calcária, com planta retilínea, destaca-se seu arco semicircular e o relógio logo abaixo de uma pequena torre central, a porta está registrada como Monumento Histórico desde 1923.
Outras Portas por Cordes Sur Ciel:
- Porte de la Jane
- Portão de Rous
- Portão de L’Horloge
- Porte du Vainqueur
Igreja de São Miguel (St. Michel)
Construída entre os séculos XIII e XV, esta igreja é outro dos edifícios mais visitados e característicos da zona medieval de Cordes. Não é um edifício muito espectacular mas não podemos negar que tem o seu encanto.
A sua arquitetura é típica do gótico meridional, com nave única, paredes poderosas com poucas aberturas, pilares poligonais na parede como contrafortes interiores e capelas entre eles.
Outros lugares que visitar em Cordes Sur Ciel
Em sua caminhada por Cordes sur Ciel você verá o destaque de lojas de artistas e artesãos, com inúmeras galerias e estabelecimentos dos mais diversos ofícios.
E, claro, de destacar a grande sucessão de casas senhoriais em cujas fachadas se podem ver os vários estilos góticos, desde o mais primitivo do século XIII ao extravagante do século XV.
ONDE SE HOSPEDAR EM CORDES SUR CIEL
Chambres d’hôtes l’Escuelle des Chevaliers
Nosso hotel, o Chambres d’hôtes l’Escuelle des Chevaliers, nos recebeu com sua recepção repleta de trajes de época, suas escadas dominadas por armaduras medievais e seus quartos que parecem retirados de um filme sobre cavaleiros da época nos fez voltar por algumas horas no tempo sentindo-se como cavaleiros e princesas de uma época distante, preparados para descobrir um novo lugar cheio de magia e mistério.
O hotel está localizado no coração da cidade velha de Cordes Sur Ciel, o nosso quarto estava decorado com uma atmosfera medieval sóbria e ao mesmo tempo divertida, pois por um momento você poderia se tornar um cavaleiro ou uma dama da época. Na área da recepção pode encontrar uma série de trajes medievais que pode vestir gratuitamente e tirar algumas fotos.
A nossa reserva incluía um café da manhã (croissant, pão, queijo, compotas, café e sumo) e pagámos cerca de 65€ por quarto. Apesar de não ter estacionamento, na recepção dão-nos um identificador que podemos colocar no carro para não pagarmos a zona azul que circunda todas as áreas onde pode estacionar o carro perto do hotel (estacionamos cerca de 200 metros longe).
ONDE COMER EM CORDES SUR CIEL
Restaurant Bernard Gisquet – Lou Cantoun
Optamos jantar em um restaurante que está a 15 min de carro de Cordes Sur Ciel, o Restaurante Bernad Gisquet é um lugar muito acolhedor neste pequeno vilarejo de Cestayrols.
Tem uma cozinha tradicional e inovadora, onde os produtos frescos e locais se combinam com sabores inesperados em apresentações simples e elegantes.
A comida era absolutamente deliciosa, perfeitamente executada, ingredientes de ótima qualidade e os vinhos também eram adoráveis. Nós definitivamente voltaremos aqui.
Estacionamentos em Cordes Sur Ciel
Uma das coisas boas das cidades que visitamos na região da Occitânia é que todas têm vagas de estacionamento preparadas para receber visitantes.
Em alguns você tem que pagar e em outros não. Mas é muito importante que tenham parques de estacionamento, pois devido à sua localização e à estreiteza das suas ruas, é muito difícil estacionar neles. Na verdade, em algumas cidades você nem pode dirigir um carro pela maioria de suas ruas.
Cordes tem dois estacionamentos, o estacionamento gratuito, e maior, também é adaptado para estacionamento de ônibus e motorhomes, e o estacionamento pago fica um pouco mais perto da cidade, embora tenha que levar em conta que é uma ladeira, que você tem que subir a pé para chegar à cidade. O preço do estacionamento no estacionamento é fixo, 3,50 para o dia inteiro.
Youtube: #VLOG – Cordes Sur Ciel – um dos vilarejos mais bonitos da França
Gostou do nosso post? Então curta nossa página do Facebook e também siga o UMAVOLTA no instagram fique por dentro das nossas dicas!
QUER UM ROTEIRO PERSONALIZADO PELA ESPANHA? Entre em contato com a gente.